sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Papua Nova Guiné


Tínhamos deixado o estreito de Malaca pela popa, navegávamos a 12 nós até Xangai quando o imediato se lembrou de ir a terra, fazer aguada, disse, embora eu desconfiasse que se tratava de uma certa indígena que ele conhecera nos bares de Singapura uns anos antes e que fazia ‘trotoir’ na Almirante Reis e numa certa Ilha ali para aqueles lados, conhecida por albergar o Tigre da Malásia, o Sandokan ele mesmo, e um tal Eanes, que viria depois a ser Presidente da Republica em Portugal.
Arriado o bote, seguiu nele o imediato e o cozinheiro, que era simultaneamente o tronhó de bordo, pois satisfazia a tripulação à vez com o rádio telegrafista, nas necessidades mais básicas entre o comer e a sesta.
Como demorassem, vi-me obrigado a ir a terra ver o que se passava, preocupado que estava com a demora.
E não é que estavam a ser cozinhados pelo feiticeiro da tribo, antropófago inveterado e reincidente, já me tinha comido dois tripulantes, que me lembre.
O curioso é que enquanto a tribo dançava efusivamente à volta do caldeirão com os meus dois tronhós lá dentro, a cada duas voltas, o feiticeiro dava uma porradona na cabeça ao meu cozinheiro com a colher de pau.
Ainda ouvi o chefe a ralhar com o seu feiticeiro, protestando contra as porradonas, que, no seu entender, estragavam a qualidade do guisado, ao que o feiticeiro lhe disse que o “…o sacana do tipo está farto de nos comer o molho…”
Era mesmo ele, o sacana comia-nos sempre a molhanga dos guisados e agora, no seu próprio guisado, fazia o mesmo.
Tive de fazer valer a minha melhor diplomacia para libertar aqueles dois ‘papagaios’, prometendo ao chefe que da próxima lerpa que fizesse na ilha não faria valer o truque ‘la paloma’ que tanto dinheiro me fizera ganhar, quer na escola náutica, quer nos longos serões lerpeiros por essas ilhas afora.

2 comentários:

O´Fartura disse...

Ola:
Anímate a ser bloguista adherido ao SORTEO CM DA AMIZADE LUSO-GALEGA.
Hai un lote de libros de temática marítima agardando por ti.
Amigo, agardamos a túa participación, ánimo.

Um abraço marinheiro.

O´Fartura disse...

Tes ligazón no noso blog.

Amigo