sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Aula de navegação, os 26 meridianos


Como é do conhecimento das pessoas, o globo terrestre divide-se em meridianos horários, meridianos locais, meridianos dos navios e meridianos de merda, os chamados merdianos.
Os meridianos por sua vez classificam-se em semi meridianos, hepta meridianos e mili meridianos.
Se formos para o Sistema Internacional de Unidades, as sub divisões são outras, igualmente complexas.
O mais importante dos meridianos é o do navio, que passa mesmo por cima da roda do leme, embora possa trazer algumas dificuldades de interpretação adicionais.
Lembro-me que quando navegava no Sirius, o Capitão fazia questão de que a mudança de hora do meridiano fosse respeitada, o que levantava inúmeros problemas pois a cozinha ficava de um lado do meridiano e tinha portanto uma hora e a câmara de jantar ficava do outro bordo, com outra hora portanto.
O Cozinheiro e o Capitão nunca se entenderam quanto às horas das refeições, se era a hora de bombordo ou de estibordo, questão que parecendo comezinha, levantava discussões tremendas a bordo.
Quando o navio navegava de este a oeste, ou vice versa, o problema da cozinha não se punha, mas levantava-se o outro, que era as horas dos quartos, pois metade dos camarotes ficava avante, com uma hora, e os restantes à ré, com outra hora diferente.
Este problema era terrível, nunca acertando a tripulação com a hora de render os quartos.
Valia por vezes uma traineira, velha conhecida, que, quando passava ao lado, ilucidava o Capitão e a tripulação de qual hora devia seguir.
(continua)

5 comentários:

Anónimo disse...

A traineira salva sempre a situação!:)

Marieke disse...

Comandante...capitão..moço de convés..ou isso...Feliz Natal...desejos também que o ano de 2008 te traiga muitas viagens..muitas emoções...muitas estórias para escrver...e nenhum naufrágio

Anónimo disse...

Caro Capitão de Longo Curso

Permita-me que lhe deixe aqui mais dois lembretes e uma pergunta.
Lembro-lhe pois que se esqueceu de dois importantíssimos meridianos: o da "aldeia verde" e o da "passagem". Sem eles a navegação seria bastante mais difícil e a parte de se saber a quantas se anda mais difícil ainda.
E queria perguntar se me sabe esclarecer a sul de que meridiano estão os meridionais?
Muito grato!

joao madail veiga disse...

Bom ano para o Companheiro Vasco

João Manuel Rodrigues disse...

cá para mim o Cmdt naufragou e a traineira não passou por aquelas bandas.

João