sábado, 27 de janeiro de 2018

Os Submarinos do Cabo Sileiro



Largamos do porto de Vigo pela fresquinha , com as cabeças meio toldadas pelo Ribeiro que acompanhava os variados de marisco do Mercado da Pedra.
O carregamento de alvarinho que embarcámos para o porto de Casablanca, em Marrocos, vinha a granel e prestava-se a uma ou outra purga, só para avaliar a qualidade do produto e, naturalmente, do transporte.
Saímos da Ria de Vigo pela Barra Sul e, pouco antes das Cies, entreguei o comando nas mãos do meu imediato nessa viagem, já muitas vezes percorrida, quase de olhos fechados a faziamos.
Pedi um gin ao cozinheiro e, como fosse cedinho, sentei-me na cadeira da ponte, a desfrutar o Mar e a ligeira brisa que soprava de sudoeste.
De repente, o imediato sr Hortas interrompe a minha meditação e grita-me, sobressaltado:
- Sr Comandante Vasco, estamos a ser atacados por submarinos, parecem soviéticos….
Nem me mexi, submarinos soviéticos, ali, à saída da Ria de Vigo, o Ribeiro estava fresco e, ao que parece, forte.
- Comandante, temos de sair do rumo, os submarinos estão a submergir…
Bem , resolvi dar alguma atenção ao que se estava a passar e estarreci, estávamos em rota de colisão com os Lobos, os recifes do Cabo Sileiro.
Corrigi de imediato o rumo, passando uma tangente muito próxima aos Lobos.
--Sr imediato, então isto é coisa que se faça, o sr não sabia desses recifes, leva-me o navio para assim tão perto ?!!!!

O meu imediato quase chorava, contou-me então que na véspera o Ribeiro lhe tinha caído muito mal, subira-lhe à cabeça, tinha apanhado uma grande cabra, como dizia, e tinha decidido ir dar uma volta numa baleeira do nosso navio que estava na agua aquela hora.
Ao tentar entrar para a baleeira, já com o motor em marcha, caiu à agua, foi arrastado pela lancha agarrado a um cabo, ele e a cabra, e viu-se inquietado para subir.
A cabra, no dizer do imediato, olhou para ele e, com olhos doces, ter-lhe-á dito, sobe tu, apoia-te em mim, que eu sacrifico-me por ti.
A cabra terá morrido para salvar o meu imediato, nas palavras dele.
Enfim, fosse porque fosse, o ter raspado, ou quase, com o meu navio pelos Lobos não era defensável e preparei-me para o castigar.
- O Sr Comandante não se esqueça que eu sou primo em segundo grau da cunhada da mulher a dias do Mestre Tobias, disse-me ele, impante.

Quilhou tudo, nada podia fazer, tantos eram os favores que devia ao Mestre Tobias.

Mesmo sem estar presente, o Tobias lixou-me mais uma vez, Phoenix.

Sem comentários: