quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A Lerpa


Para quem não saiba, a lerpa é um jogo assaz subtil, jogado com apenas três cartas por jogador e a dinheiro, em que cada um dos contendores tenta lerpar os seus parceiros.
Nas longas noites da Escola Náutica fazia as delicias dos instruendos, tentando com ela, alguns companheiros,  compor os magros orçamentos que recebiam dos pais.
Um momento mágico era sempre o truque do LA PALOMA.

A mesa tinha já uma soma considerável de dinheiro, escudos à época, e eu tinha um duque de paus na minha mão.
Gritei vitorioso LA PALOMA e fiquei com todo o dinheiro.
O nosso colega mais novo, mais tarde contra almirante da marinha de guerra, cujo nome aqui não cito por mero pudor, desconfiado,  não aceitou.
-- Aqui joga-se assim meu, quem tiver o duque de paus grita LA PALOMA e fica com o guito todo.
-- Não conheço essa regra na lerpa !!
-- São as regras da casa meu, pergunta aos outros.
E todos os outros anuíram.

Desconfiado o futuro almirante lá aceitou e o jogo continuou.
Passadas umas duas horas o almirante teve, ele também, um duque de paus e gritou impante LA PALOMA .
-- Qu'essa merda pá?,dissemos nós.
-- LA PALOMA, duque de paus, fica se com o guito, regra da casa, dizia inchado o almirante.
-- La PALOMA é só uma vez por noite pá, não vale mais que uma vez.

Seguiu-se uma sessão de bofetada, inexplicável, só terminada pela intervenção sensata do Tobias, nosso colega que desistiria algum tempo depois dos estudos da Escola Náutica para ir trabalhar para uma traineira.

Sem comentários: